terça-feira, 5 de abril de 2011

Sobre a documentação

Agora vou fazer um post de utilidade pública.

Queria deixar claro que tirar o visto de turista pra Austrália não está lá muito fácil!

Pra conseguirmos o visto estamos enviando um calhamaço de folhas com documentações sobre tudo possível e imaginário.

O site da Embaixada Australiana (http://www.brazil.embassy.gov.au/brasportuguese/Visas_and_Migration.html) pede os seguintes documentos:

A lista de documentos abaixo serve como orientação ao requerente de Visto de Turismo. O requerente tem a opção de apresentar ou não qualquer documentação ou informação que achar pertinente.
• Carta do empregador informando cargo, tempo de serviço, salário e período de férias ou contrato social da empresa, caso seja sócio-proprietário;
• Comprovante de matrícula da escola ou universidade;
• Cópia do itinerário ou reserva de passagens. O Departamento de Imigração e Cidadania do Governo Australiano não recomenda que os requerentes de vistos comprem as passagens antes de ter seu requerimento de visto finalizado;
• Carta convite de um familiar ou amigo na Austrália (na forma de Statutory Declaration);
Veja: Statutory Declaration
• Comprovante de visto permanente, se não tiver nacionalidade do país no qual o requerente pedirá o visto;
• Provas de disponibilidade financeira ou acesso a recursos financeiros disponíveis, do próprio requerente ou da pessoa que esteja concedendo suporte financeiro, suficientes para a realização da viagem. Caso o requerente esteja recebendo suporte financeiro, deverá também apresentar uma declaração com firma reconhecida confirmando a disposição da pessoa em custear a viagem. Provas de disponibilidade financeira podem incluir, mas não são restritas a:
- três últimos contracheques;
- declaração de imposto de renda atual;
- extratos bancários de conta corrente ou investimentos de renda fixa dos três últimos meses; e
- extratos de cartão de credito dos três últimos meses.

Claro que cada pessoa tem que analisar o que se aplica ao seu caso. Como vou me hospedar na casa de um amigo, tenho que enviar a Statutory Declaration, de longe a coisa mais chatinha e burocrática dentre todos os documentos.

Hoje acabamos de reunir todos os documentos necessários e encaminharemos pra Brasília amanhã de manhã, o mais rápido possível!

Depois de tudo enviado e recebido pela embaixada, eles respondem em 10 dias úteis, por isso o desespero e urgência de envio de tudo, nossas passagens estão compradas para o dia 01 de maio.

Ah, como não temos vínculos com o Brasil, todos os nossos documentos serão enviados comprovando nosso vínculo com a Nova Zelândia, dentre esses documentos vamos enviar nosso comprovante de visto, o e-mail de confirmação que recebemos do site da imigração neozelandesa, os recibos das compras de passagens, tanto a de ida e volta pra Australia, quanto a só de ida de Sydney para Auckland e a nossa reserva em um hostel de Auckland.

Esperamos que com isso nossa intenção de apenas passear pela Australia fique clara e consigamos o visto!

Bjos, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário